
Como começar uma horta biológica sem você saber de nada.
O primeiro passo é ter um espaço ou local certo para plantar, lembre-se que a horta pode estar no chão, na parede ou até pendurada, a criatividade é o limite. Importante mesmo é as seguintes condições: Luz solar direta, pouca exposição ao vento e acesso fácil.
O passo seguinte é pensar. Ao escolher o equipamento para instalar a sua horta biológica, seja ele um vaso, um canteiro ou qualquer outro tipo de recipiente, tenha em conta o espaço que cada planta necessita para crescer e a profundidade do solo para a planta ficar adulta. Para cultivar vegetais, são necessários pelo menos 25 cm de profundidade de solo e que, cada planta, necessita em média 15 cm de distancia entre si.
As plantas, como qualquer ser vivo, precisa de nutrientes para sobreviverem. A forma mais comum de fazer chegar esses nutrientes é através da terra, e por isso é chamado o substrato é tão importante. Existem vários tipos de substrato no mercado, o ideal é pedir indicação no seu horto de um específico para horticultura e com certificado de Agricultura Biológica. Para os mais destemidos há sempre a hipótese de criar o seu próprio substrato, misturando por exemplo fibra de coco com vermicoposto. Lembre-se que a terra tem memória e que, muito provavelmente, a que está a pensar aproveitar do seu quintal terá sofrido com a pegada ecológica de anos de urbanização. Por isso, se é vegetais biológicos que pretende cultivar, procure ter a certeza que as plantas vão buscar alimento a um solo fértil e livre de químicos.
Na horta biológica, não tenha medo de errar!
Considerada a luz solar, o espaço e o solo o único calcanhar de Aquiles da sua horta biológica só poderá ser a rega! Já sabe que com a Horta Noocyti isso não será um problema, devido ao sistema de sub-irrigação que garante acesso à água constante. Mas, não faltam técnicas para garantir plantas hidratadas e nutridas constantemente, o pratinho em baixo do vaso está ai para o comprovar. Se optar por germinar sementes biológicas não se esqueça que deverá manter a terra bastante húmida até a planta começar a nascer. Se optar pela planta já bebé, as chamadas mudas, certifique-se que são provenientes de agricultura biológica.
Verdadeiramente, o ultimo passo para começar a cultivar é não ter medo de errar! Sem químicos nocivos para a saúde, uma quantidade q.b. de atenção e uma dose diária de carinho só falta mesmo desfrutar dos seus legumes saudáveis, viçosos e repletos de sabor!