top of page
transferir.jpg

Para crescer sustentável precisamos duma alimentação saudável , aqui algumas causas das consequências da alimentação .Quase todos nos esforçamos por comer de forma saudável e equilibrada, mas sabemos como é que nossa dieta afeta o bem-estar social e a saúde do planeta? Muitos de nossos hábitos alimentares são deliciosos para o paladar, mas muito pouco sustentáveis para o meio ambiente, a economia e a realidade sociocultural dos países.

 

IMPACTO DA ALIMENTAÇÃO NO MEIO AMBIENTE

 

A produção de alimentos deixa um sabor bastante amargo na natureza. A Organização das Nações Unidas  calcula que a indústria alimentar é responsável pelo  consumo energético mundial e pelos  gases que provocam o aquecimento global. Apenas a pecuária representa  essas emissões à escala mundial, tal como assinalou o Greenpeace em um relatório de 2018 sobre sustentabilidade alimentar. Os cálculos da  (FAO) assinalam que em 2050 seremos mais de 9.000 milhões de seres humanos no planeta e que vamos necessitar de produzir mais  de 60% de alimentos.

 

Nossos mares também sofrem as consequências de uma dieta pouco responsável. A pesca em grande escala para satisfazer a procura de peixe provoca a degradação da biodiversidade e dos ecossistemas marinhos. Nesse caso concreto, a FAO adverte que, até 2022, a produção mundial do peixe deverá aumentar para as pessoas serem mais saudáveis e também as necessidades dos consumidores. No campo, as explorações agrícolas e pecuárias lançam para os leitos produtos químicos que contaminam os oceanos e contribuem para a destruição dos rios, dos lagos e das costas.

 

A saúde é a outra grande danificada de nossa dieta. O sistema alimentar em vigor é prejudicial e doenças como a obesidade aparecem vinculadas ao consumo de produtos de origem animal, cereais refinados e açúcar. O Greenpeace afirma em um estudo publicado recentemente que as dietas pobres em verduras, frutas. Precisamos da alimentação para crescer sustentável.

Trabalho realizado pelos alunos do 4ºM do Centro Escolar Santa Maria, em 2022:

- Pedro L. e Santiago G.

bottom of page